out 07, 2017 Site Agroceleiro Clima, Noticias 0
PROGNÓSTICO PARA O RIO GRANDE DO SUL (Out/Nov/Dez – 2017)
Atualmente a Temperatura da Superfície do Mar do Pacifico Equatorial permanece com padrão de neutralidade, mas com surgimento de áreas com anomalias negativas e possibilidade de um evento La Nina no decorrer do trimestre.
No Atlântico Subtropical, a combinação de anomalias positivas na costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, com anomalia negativa na costa da região sudeste contribui para a redução de umidade no Estado. Estas variações da umidade atmosférica devem influenciar nos padrões de chuva e contribuir para aumentar as amplitudes térmicas.
A análise detalhada do modelo estatístico (CPPMet/UFPel) indica para o mês de outubro precipitações dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado, exceto os extremos sul e nordeste. Para o mês novembro, a tendência é de chuvas acumuladas mensais abaixo do padrão em todo o Estado. Em dezembro são esperadas precipitações pouco abaixo do padrão no sul e leste e, dentro nas demais regiões.
O prognóstico para as temperaturas mínimas mostra, para os meses de outubro e dezembro temperaturas mínimas mensais próximas do padrão na maioria das regiões. Durante o mês de novembro a tendência é de predominar padrão pouco abaixo na região central e norte. Para as temperaturas máximas, o modelo indica para os meses de outubro e dezembro valores mensais pouco abaixo no oeste e dentro do padrão nas demais regiões. No mês de novembro o modelo aponta para valores pouco acima no noroeste e dentro do padrão climatológico na maioria das regiões.
Este trimestre caracteriza-se por apresentar aumento gradativo nas temperaturas, causando também aumento na evaporação, que nos períodos mais secos podem ser maiores, comprometendo as reservas hídricas.
inmet.gov.br
dez 28, 2020 0
dez 24, 2020 0
dez 14, 2020 0
dez 11, 2020 0
dez 24, 2020 0
dez 14, 2020 0
dez 11, 2020 0
nov 30, 2020 0